EUA admitem que sobrevoo de balão pode ter surpreendido Xi Jinping

Desconhecimento de algumas operações do Exército de Libertação do Povo no topo da liderança política foi também sugerido pelos EUA num caso em 2011. Investigador fala em “oferta de saída” para Pequim.

Foto
Marinha dos EUA recupera destroços do balão abatido no fim-de-semana passado Reuters/U.S. NAVY PHOTO

Em explicações dadas ao Congresso dos Estados Unidos na última semana, à porta fechada, altos responsáveis da Administração Biden sugeriram que o Presidente da China, Xi Jinping, foi apanhado de surpresa pelo sobrevoo de um balão de espionagem chinês em território norte-americano. Esta hipótese — vista por alguns comentadores como uma forma de os EUA abrirem a Pequim uma porta de saída para a crise dos últimos dias — já tinha sido avançada em 2011 na sequência de um teste chinês com um caça furtivo J-20, numa altura em que o Presidente da China era Hu Jintao.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar