Deputado do BE José Soeiro vai ser substituído quatro meses por Isabel Pires

O deputado irá afastar-se para retomar trabalhos académicos que explorarão a relação entre as “profissões do cuidado e o direito do trabalho”.

Foto
José Soeiro na sessão solene do 48.º aniversario do 25 Abril 1974 Daniel Rocha

José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, vai ser substituído por Isabel Pires no Parlamento por quatro meses para retomar alguns trabalhos académicos.

"Já tinha acertado com o Bloco de Esquerda que levaria o processo das alterações à legislação laboral até ao fim. Foi um processo muito intenso, com muitos avanços e recuos e que termina esta semana [sexta-feira]. Na verdade era para terminar na semana passada, até tivemos que adiar essa decisão por causa do adiamento das próprias votações [da Agenda do Trabalho Digno]", disse à Lusa José Soeiro.

Segundo o bloquista, durante os quatro meses será substituído na Assembleia da República por Isabel Pires, "que já esteve a acompanhar também as questões do trabalho, da Segurança Social e outras no mandato anterior e que é próxima da lista".

O Estatuto dos Deputados prevê que "os deputados podem pedir ao presidente da Assembleia da República, por motivo relevante, a sua substituição por uma ou mais vezes, no decurso da legislatura", sendo neste caso por motivos de natureza académica.

"Eu vou dedicar-me nestes quatro meses precisamente a retomar alguns trabalhos académicos. Eu tinha feito em 2015 o doutoramento em Sociologia do Trabalho e avancei também numa pós-graduação sobre Direito do Trabalho e basicamente o que me vai ocupar mais nestes meses é estudar e perceber a relação entre tudo o que tem a ver com as profissões do cuidado e o direito do trabalho", explicou.

José Soeiro garantiu que "não há nenhum cansaço" em relação ao Parlamento, mas tendo em conta a forma como o BE encara os seus mandatos precisa agora de "um tempo de reflexão" académica que "alimenta a própria intervenção política".

Sociólogo e com 38 anos, José Soeiro fez três legislaturas completas como deputado (2009-2011, 2015-2019 e 2019-2022), tendo noutras duas feito substituições esporádicas de outros parlamentares bloquistas.

Sugerir correcção
Comentar