O nome antes da música, ao sabor de tempos e modas

A escolha de nomes artísticos na música é quase sempre uma dor de cabeça. A morte recente de David Crosby e Tom Verlaine é um bom pretexto para lembrar algumas épocas e modas.

Talvez já tenham dado por isso, mas um dos nomes a concurso no Festival da Canção deste ano é o de Inês Apenas. Não é apenas Inês, é mesmo Inês Apenas, nome artístico de Inês Oliveira, jovem cantora nascida em Paris e desde a infância a viver em Leiria. Não será de estranhar que tal nome tenha surgido do mesmo modo que o de João Só, pois quando a editora estranhou a alternativa apresentada por ele, juntando o nome próprio às duas iniciais do apelido, João PB, respondeu: “Fica só João, João só, é-me igual, quero é fazer o disco.” Acharam graça e ficou mesmo, não só João, mas João Só. Simples, não é?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários