Berlim está a dar 50 euros para jovens gastarem em cultura (incluindo discotecas)

O cartão com 50 euros de crédito destina-se a jovens entre os 18 e os 23 anos e pode ser gasto em museus, cinemas ou óperas, mas também em discotecas.

Foto
As discotecas fazem parte dos espaços onde o novo cartão pode ser usado Dominik Mecko/Unsplash

Berlim está a dar um crédito cultural aos jovens entre os 18 e os 23 anos: são 50 euros para gastar em espaços culturais como museus, cinemas, óperas, mas também em bares e discotecas. O registo no Jugendkulturkarte, o cartão cultural, pode ser feito até 28 de Fevereiro e estende-se também a cidadãos estrangeiros, desde que tenham morada em Berlim.

O cartão pode ser levantado em qualquer uma das 40 bibliotecas de Berlim e o crédito pode ser gasto até 30 de Abril. De acordo com o site oficial da capital alemã, o objectivo é levar "os jovens berlinenses a redescobrir a diversidade cultural após as restrições dos últimos anos e a vivenciá-la juntos, independentemente da sua carteira".

No site do Jugendkulturkarte, é possível consultar todos os locais onde o crédito pode ser gasto.

Em Novembro último, o Governo alemão criou o Kulturpass, no valor de 200 euros, para ser gasto em cultura e artes ao vivo: podia ser usado cinemas, concertos, museus, livros e espectáculos, mas não na Amazon ou Spotify, por exemplo. No entanto, este cartão estava disponível apenas para jovens que fizessem 18 anos em 2023 — uma espécie de prenda de aniversário.

Antes, durante os meses de Junho, Julho e Agosto, os alemães puderam viajar por todo o país com um passe de nove euros. Foi uma tentativa de responder ao aumento dos preços provocados pela guerra na Ucrânia.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários