Alemães vão poder viajar pelo país com passe mensal de nove euros

Os passes mensais a nove euros estão disponíveis nos meses de Junho, Julho e Agosto e podem ser usados nos transportes públicos de todas as cidades do país, e também em comboios regionais.

Foto

Os alemães vão poder viajar nos transportes públicos do país com um passe mensal de nove euros. A medida, que entrou em vigor no primeiro dia de Junho, é parte de um pacote de respostas ao aumento dos preços provocado pela guerra na Ucrânia.

Além do desconto no acesso a transportes públicos e comboios regionais de todo o país, durante três meses, o governo alemão já tinha anunciado, no final de Março, um benefício fiscal de 300 euros no IRS e uma redução no imposto sobre o combustível durante três meses.

Os passes mensais a nove euros estão disponíveis nos meses de Junho, Julho e Agosto e podem ser usados nos transportes públicos de todas as cidades do país, e também em comboios regionais. De fora ficam os comboios de longa distância da Deutsche Bahn ICE, Intercity e Eurocity.

O governo alemão vai subsidiar os passes a preços reduzidos com 2,5 mil milhões de euros, mas os estados e municípios devem organizar a sua implementação de forma independente.

O ministro dos transportes alemão, Volker Wissing, do partido liberal FDP que integra a coligação governamental com os Verdes e o Partido Social Democrata alemão (SPD), considerou que esta é uma “enorme oportunidade” para promover uma alternativa ao automóvel. Admitiu, ainda assim, que em algumas regiões, em alguns dias, os comboios e autocarros poderão circular cheios, o que vai exigir “paciência” e “nervos de aço”.

Muitas empresas de transporte já anunciaram comboios de reforço para os três meses. A Deutsche Bahn, por exemplo, quer usar 50 comboios adicionais e aumentar a equipa. Devem ser usados principalmente nas rotas turísticas para os mares do Norte e Báltico.

Apesar disso, muitos especialistas estão cépticos sobre se o reforço será suficiente.

De acordo com um estudo revelado pela televisão pública ARD a 13 de Maio, 44% dos entrevistados revelaram que pretendiam comprar o passe mensal. Já 53% assumiram ter pouco ou nenhum interesse. Até segunda-feira, inclusive, já tinham sido vendidos quase três milhões de bilhetes apenas pelos canais digitais da Deutsche Bahn.

Os passes mensais normais nas cidades alemãs variam entre os 60 e os 100 euros.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários