Susana Vieira explica como cancro incurável e crónico mudou a sua rotina

Actriz foi diagnosticada em 2015 com leucemia e diz que não frequenta mais ocasiões sociais por temer recaída.

Foto
A actriz Susana Vieira fez 80 anos em 2022 Bruno Santos/Folhapress

Susana Vieira recebeu o diagnóstico de uma leucemia sem cura há sete anos. A doença está sob controlo, mas mudou sua rotina, principalmente na pandemia. Se a sua imunidade cair, precisa voltar à quimioterapia.

A actriz, que em tempos passados era presença garantida em todo tipo de ocasiões sociais, diz em entrevista à Folha de S.Paulo não ir mais a festas, eventos e até ao teatro, se for para ficar na plateia.

Susana recebeu diagnóstico de Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), em 2015. A doença ocorre quando os linfócitos, células que fazem parte da defesa do organismo humano, passam a se multiplicar de forma descontrolada e deixam de executar suas funções. A causa da LLC é desconhecida, mas a doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

A actriz comentou sobre o diagnóstico numa entrevista para o Altas Horas em 2020. "O médico me deu uma notícia que por um lado é boa e por outro não: minha leucemia não pode ser operada, ela é crónica, então eu tenho um cancro como se fosse uma bomba dentro de mim, mas que me estimula a dizer que vou vencer, que isso não me pertence", disse.


Exclusivo PÚBLICO/Folha S.Paulo
O PÚBLICO respeitou a composição do texto original, com excepção de algumas palavras ou expressões não usadas em português de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar