Universidades politécnicas: um imperativo de coesão social e territorial

A designação “universidade politécnica” terá perceção social, nacional e internacional, clara, imediata, distintiva. Trata-se de fazer o caminho que a quase totalidade dos países europeus já fez.

Nos últimos 45 anos o país fez um enorme investimento no ensino superior nas quatro dimensões agora definidas pela Comissão Europeia como estratégicas para a transformação do ensino superior na Europa: o ensino, a investigação, a inovação e os serviços à sociedade. Neste contexto, é inegável o trabalho realizado, sem exceção, pelas universidades e pelos politécnicos em Portugal, mas não posso deixar de referir o papel extraordinário que os politécnicos tiveram, em particular nos últimos sete anos, onde a valorização dos mesmo esteve no centro da estratégia política do ensino superior, como afirmação global do mesmo em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários