Identificadas novas pistas que ajudam a prever as erupções solares

A camada superior da atmosfera do Sol dá pistas das regiões que estão prestes a provocar erupções solares, ajudando a antecipar o seu impacto, por exemplo, nas comunicações.

As erupções solares podem provocar perdas de comunicação ou até apagões eléctricos na Terra NASA

Uma equipa de cientistas descobriu novos indícios que podem ajudar a prever quando e onde poderá ocorrer a próxima erupção solar, um fenómeno que pode comprometer a segurança dos astronautas no espaço, interromper comunicações e até provocar apagões eléctricos.

Investigadores da organização científica NorthWest Research Associates, nos Estados Unidos, descobriram que a coroa (camada superior da atmosfera do Sol) produz clarões de pequena escala acima das regiões prestes a produzirem erupções.

As erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por alterações no seu campo magnético. Estas explosões libertam níveis elevados de radiação e partículas a altas velocidades.

Devido ao impacto que as erupções solares podem causar no espaço e, especialmente, na Terra, a actividade do Sol é monitorizada através de vários observatórios.

Para o novo estudo, publicado na revista científica The Astrophysical Journal, os cientistas usaram imagens do Observatório de Dinâmica Solar da agência espacial norte-americana NASA para detectar pequenos sinais na coroa que podem ajudar a identificar as regiões solares que têm maior probabilidade de gerar erupções.

Os cientistas já tinham estudado como a actividade nas camadas inferiores da atmosfera solar – a fotosfera e a cromosfera – pode sinalizar a iminência de uma erupção em regiões activas, muitas vezes marcadas por aglomerados de manchas solares.