A democracia brasileira venceu

Um dia após a barbárie, manifestação conjunta dos Três Poderes mostra que Brasil não se renderá novamente a quem afronta o Estado democrático.

Foto
Esta segunda-feira, Lula desceu a rampa do Palácio do Planalto e caminhou até o Supremo Tribunal Federal acompanhado de governadores e ministros da Corte, numa demonstração simbólica de concertação REUTERS/Ueslei Marcelino

Nos últimos quatro anos, a democracia brasileira foi duramente atacada. Dia e noite, o então Presidente, Jair Bolsonaro, atiçou seus apoiadores contra as instituições responsáveis por garantir o pleno cumprimento da Constituição do Brasil. No último domingo, 8 de janeiro, a capital do país, Brasília, foi palco de uma barbárie nunca vista na maior economia da América Latina. As sedes dos Três Poderes — Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) — foram invadidas e destruídas. Milhares de terroristas acreditaram ser possível tomar o poder por meio da violência. Passaram por cima de tudo o que tinham pela frente. Obras de arte e parte da história se perderam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários