Portugal assinala dia de luto nacional pelo Papa Bento XVI esta quinta-feira

Presidente da República assinou decreto do Governo.

Foto
Papa Bento XVI renunciou ao pontificado em 2013 Reuters/TONY GENTILE

Portugal vai assinalar, esta quinta-feira, um dia de luto nacional pela morte do papa emérito Bento XVI. De acordo com a informação publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa já assinou o decreto do Governo que declara o luto nacional a 5 de Janeiro de 2023.

Bento XVI foi eleito Papa em Abril de 2005 para suceder a João Paulo II, mas renunciou ao pontificado em Fevereiro de 2013. Esta foi a primeira vez em mais de 600 anos que um pontífice abandonou o cargo antes da morte. Decidiu manter-se longe dos olhares públicos nos últimos nove anos, aparecendo esporadicamente em publicações feitas pelo Vaticano.

A cidade de Roma espera receber cerca de 35 mil pessoas durante o velório e outras 60 mil no funeral, segundo estimativas do autarca da cidade divulgadas após a morte de Bento XVI. O funeral vai decorrer na próxima quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, a partir das 9h30 locais (10h30 em Portugal continental).

O funeral do Papa emérito contará com várias figuras de Estado – incluindo Marcelo Rebelo de Sousa.

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu na Alemanha em Abril de 1927 e foi ordenado padre em 1951. Chegou a Roma uma década depois, como consultor teológico do cardeal Joseph Frings, ascendendo a cardeal em 1977. Foi o 265.º Papa na história da Igreja Católica e o cargo que abandonou em 2013 foi ocupado pelo argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, o primeiro pontífice proveniente do hemisfério Sul.

Sugerir correcção
Comentar