Portugal trocou a compra de carro novo pela importação de usados

Prazos de entrega longos e crédito mais caro tiram gás à compra nas marcas e empurram consumidores para alternativas em segunda mão noutros países. Gasóleo cai para 18% nos ligeiros de passageiros.

Foto
“A importação de usados versus a compra de novos já tinha em Portugal, antes da pandemia, um dos rácios mais altos da Europa” Sergio Azenha/Arquivo

Se a compra de carros novos em Portugal e a importação de usados fossem duas estradas, a primeira seria uma recta a descer e a segunda uma recta a subir. Pelos dados hoje divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, o mercado nacional deu um pequenino salto de 2,8% em 2022 face ao ano passado. É melhor do que o cenário no mercado francês, por exemplo (que hoje divulgou um recuo de quase 8%), mas não há razão para as marcas buzinarem de alegria – mesmo crescendo, a venda de ligeiros de passageiros fica 72 mil unidades abaixo do volume de há apenas cinco anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários