Pedro Guedes, o Ironman dos espumantes

Entre um livro – Fizziologia — Elaboração de Vinhos Espumantes segundo o Método Clássico, desporto radical com Ironman completado e uma paixão pelos espumantes, Pedro aprendeu a superar-se.

Foto
"O livro foi um outro Ironman, mais difícil" José Sérgio

Nadar 3,8 quilómetros em águas abertas, pedalar durante 180 quilómetros e correr mais 42. Se esta missão parece impossível para a maioria dos comuns mortais, Pedro Guedes juntou-lhe outra "etapa" — mais ou menos em simultâneo — que faz um Ironman parecer uma brincadeira de crianças. Absorveu tudo o que há para ler sobre o mundo dos espumantes, resumiu a matéria de um modo académico e editou todo esse conhecimento no compêndio Fizziologia — Elaboração de Vinhos Espumantes segundo o Método Clássico. "O livro foi um outro Ironman, mais difícil", diz à Fugas Pedro, há cerca de duas décadas na equipa de enologia das Caves Transmontanas, onde contribui para a elaboração dos espumantes Vértice.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários