Qatar coloca ex-conselheiros da Casa Branca na administração de Centro de Segurança Desportiva

Ex-altos responsáveis militares e diplomáticos dos EUA e da ONU tiveram e têm funções no Centro Internacional de Segurança Desportiva criado pelo Qatar e que esteve na origem da SIGA.

WASHINGTON  - JUNE 7:  Army Lt. Gen. Douglas Lute testifies during his confirmation hearing before the Senate Armed Services Committee on Capitol Hill June 7, 2007 in Washington, DC.  Lt. Gen. Lute has been nominated by US President George W. Bush to be the assistant to the president and deputy national security adviser for Iraq and Afghanistan.   (Photo by Brendan Smialowski/Getty Images)
Fotogaleria
O casal Douglas e Jane Lute foram convidados pelo Qatar para a administração do ICSS,O casal Douglas e Jane Lute foram convidados pelo Qatar para a administração do ICSS Brendan Smialowski,Brendan Smialowski
futebol,desporto,diplomacia,qatar,medio-oriente,onu,
Fotogaleria
Mundial de 2022 decorreu no Qatar Reuters/FABRIZIO BENSCH

Apontado como um instrumento de soft power do Qatar, o Centro Internacional de Segurança Desportiva (ICSS), liderado pelo antigo tenente-coronel das Forças Armadas qataris, Mohammed Hanzab, recrutou para os seus quadros elementos envolvidos nas investigações da atribuição do Mundial de 2022 ao pequeno emirado. Mas ao longo dos anos também se reforçou com personalidades influentes nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países europeus. Entre eles está um casal de antigos conselheiros de presidentes norte-americanos, com ligações à ONU e ao secretário-geral, António Guterres, e a uma das maiores empresas de lobbying mundial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários