Aumento dos preços na produção industrial volta a abrandar em Novembro

Abrandamento das subidas homólogas dos preços de energia registadas no mês passado foi o que mais influenciou comportamento do índice total.

Foto
Adriano Miranda

Pelo quinto mês consecutivo, Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo menor face ao mês imediatamente anterior, desacelerando o seu crescimento. Registou assim uma variação homóloga de 14,1% em Novembro, uma redução de 2,1 pontos percentuais face aos 16,2% verificados no mês anterior.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram divulgados esta terça-feira.

O sector que mais contribuiu para este desempenho continuado foi o que mais se valorizou desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de Fevereiro passado. “A variação do agrupamento de Energia”, explica o INE, “teve um decréscimo de 6,4 pontos percentuais” face à variação homóloga verificada em Outubro, “fixando-se em 15,3% em Novembro”. Em resultado, a contribuição do agrupamento para o índice total também decresceu, passando dos cinco pontos percentuais de Outubro para 3,6 pontos em Novembro.

“Excluindo este agrupamento”, nota contudo a comunicação do INE, “os preços na produção industrial também abrandaram, para uma variação de 13,7%”, quando em Outubro tinha sido de 14,6%.

Salienta ainda o instituto estatístico português que o agrupamento de Bens de Consumo foi o único a apresentar”, em Novembro, “uma taxa de variação (16,2%) superior à observada no mês anterior (15,7%).

Sugerir correcção
Comentar