A terra a quem a trabalha

Um dos raros filmes chineses recentes a passar fronteiras, e um belo exemplo de como o neo-realismo pode ser actualizado para os nossos dias com inteligência.

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O tema de Regresso ao Pó é a virtude da simplicidade, a busca da dignidade, a convicção de fazer parte de um todo inseparável com a natureza
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O tema de Regresso ao Pó é a virtude da simplicidade, a busca da dignidade, a convicção de fazer parte de um todo inseparável com a natureza
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O tema de Regresso ao Pó é a virtude da simplicidade, a busca da dignidade, a convicção de fazer parte de um todo inseparável com a natureza

Filmado na região natal do realizador Li Ruijun, maioritariamente em décors naturais e recorrendo quase por inteiro a actores não-profissionais, Regresso ao Pó é exemplar do que pode ser uma actualização contemporânea do neo-realismo, acompanhando o quotidiano de um casamento rural numa das zonas mais pobres e despovoadas da China contemporânea. A união é arranjada pelas famílias como maneira de se desfazerem de parentes indesejados: Ferro, o “quarto irmão” enjeitado de uma família numerosa, e Guiying, entrevada e maltratada desde menina.

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