Amadora-Sintra volta a receber doentes urgentes depois de pedir encaminhamento

Serviço de Urgência foi afectado pelo mau tempo da noite passada, mas já está a receber doentes urgentes.

Foto
Urgência do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) esteve condicionada por causa do mau tempo Nuno Ferreira Santos

O Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF, Amadora-Sintra) restabeleceu durante a tarde desta terça-feira o serviço para o atendimento de doentes urgentes, depois de solicitar, de manhã, o seu reencaminhamento, confirmou ao PÚBLICO o gabinete de comunicação em reposta escrita. A Urgência do Hospital foi afectada pelo mau tempo que se fez sentir durante a noite e madrugada.

"O Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca informa que solicitou o reencaminhamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU, hoje pelas 8 horas, uma vez que o seu Serviço de Urgência foi afectado pelas intempéries da noite passada", lê-se na resposta do hospital.

De acordo com a mesma fonte, o HFF está agora, em conjunto com a Protecção Civil da Amadora, "a desenvolver todos os esforços para reforçar o circuito de escoamento das águas pluviais e a retenção do aluimento de terras das encostas adjacentes".

Já fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que integra os hospitais de S. Francisco Xavier, Egas Moniz e de Santa Cruz, adianta que aquela unidade já está a funcionar normalmente. Durante a noite verificaram-se pequenos constrangimentos com a entrada de água em algumas zonas do S. Francisco Xavier, que já estão ultrapassados. Ainda de acordo com a mesma fonte, a situação de quinta-feira (a chuva forte fez parte do tecto ruir) foi pior que a desta noite.

Apesar disso, durante a tarde a Urgência Geral do S. Francisco Xavier funcionava com pequenos constrangimentos uma vez que um elevador avariou.

O Centro Hospitalar Lisboa Central, que integra os hospitais de São José, Curry Cabral, Maternidade Alfredo da Costa, Dona Estefânia, Santo António dos Capuchos e Santa Marta, não reportou qualquer incidente em nenhuma das seis unidades relacionado com o mau tempo que afectou Lisboa durante a noite.

Mas as muitas estradas cortadas e os fortes condicionamentos nos transportes públicos, cujo funcionamento já esteve interrompido, está a ter impacto na chegada dos profissionais aos locais de trabalho, pelo menos durante a manhã. Fonte do centro hospitalar indicou que há "um número significativo" de profissionais que ainda não tinha conseguido apresentar-se ao serviço por causa das consequências do mau tempo.

Quanto ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte — Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente — também não houve incidentes a reportar.

No privado, o Hospital CUF Tejo admite ter tido pequenos pequenos constrangimentos durante a manhã uma vez que alguns profissionais não conseguiram chegar no tempo previsto àquela unidade de saúde devido aos constrangimentos do trânsito. "Foram algumas situações pontuais que tiveram de ser remarcadas", referiu fonte da CUF ao PÚBLICO. As situações foram entretanto regularizadas.

Notícia actualizada às 16h45 do dia 13 de Dezembro de 2022 com a informação de o hospital deixou de ter desvio do CODU.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários