Um compromisso com o Douro

Para prevenir intervenções que ponham em causa a autenticidade e a integridade do Alto Douro Vinhateiro, a mobilização da sociedade civil é essencial.

O Alto Douro Vinhateiro (ADV) inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO e classificado como monumento nacional é reconhecidamente um bem comum cultural, pertença do mundo, que a nível local não pode estar dependente de comportamentos extrativistas e não inclusivos. Experiências do passado mostram que a sociedade civil, através de ações mais ou menos organizadas, pode ter um papel determinante na defesa e preservação de um património comum de enorme valor que urge salvaguardar, para uso de gerações atuais e futuras. A caraterística evolutiva e viva da paisagem não pode permitir intrusões que ponham em causa a integridade e autenticidade do bem, tanto na área classificada como na de proteção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários