PJ encontra vestígios de sangue de animais em cartas para a embaixada da Ucrânia

Nos vários envelopes enviados para embaixadas da Ucrânia em países europeus, a morada do remetente é a mesma: um concessionário Tesla na cidade alemã de Sindelfingen.

Foto
Polícia vigia embaixada de Madrid, em Espanha Reuters/VIOLETA SANTOS MOURA

Os envelopes que chegaram nesta segunda-feira à embaixada da Ucrânia, em Lisboa, tinham vestígios de sangue e olhos de animais, mas não continham pólvora nem outros produtos químicos ou incendiários, avançou a CNN Portugal. Os envelopes terão sido enviados da Alemanha.

"As cartas tinham vestígios hemáticos e um olho cada uma", precisou fonte judicial, em declarações ao Expresso. Esta tem sido a "assinatura" de vários envelopes endereçados a embaixadas da Ucrânia na Europa, sendo que apenas em Madrid explodiu um artefacto que estava dentro da carta, ferindo o funcionário que a abriu.

Em todos os casos, a morada do remetente é a mesma: um concessionário Tesla na cidade alemã de Sindelfingen, confirmou a Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária, depois de Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, já ter avançado a informação. Por regra, os pacotes foram enviados de estações de correio que não estão equipadas com sistemas de videovigilância.

Além disso, os autores das remessas tomaram medidas para não deixar vestígios de ADN nas embalagens, o que sugere que a acção tenha sido executada por profissionais, adiantou o ministro ucraniano, que se mantém em contacto com os seus homólogos de outros países para investigar todos os casos de ameaças.

Na passada sexta-feira, o Sistema de Segurança Interna anunciou um reforço da protecção da embaixada da Ucrânia em Lisboa e admitiu reapreciar o nível de ameaça em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar