Agora sim, começou finalmente a construção do maior radiotelescópio do mundo

Portugal está nos oito países fundadores da organização que gere o radiotelescópio SKA, que terá antenas em dois continentes. Em Barrancos vão testar-se soluções de energia renovável para as antenas.

Foto
Cerimónia do início da construção do radiotelescópio SKA esta segunda-feira em Carnarvon, na África do Sul ESA ALEXANDER/Reuters

O maior radiotelescópio do mundo – o SKA – entrou finalmente na fase de construção esta segunda-feira. O momento foi assinalado na África do Sul e na Austrália, os dois países onde começará por ter as suas antenas espalhadas, com a presença de altos responsáveis do telescópio e, mal terminaram as cerimónias oficiais, as máquinas puderam avançar em força pelo terreno para dar início à construção do novo telescópio que procurará desbravar os mistérios do Universo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar