As cartas armadilhadas em Espanha explicadas em cinco perguntas e respostas

Depois do incidente ocorrido na embaixada da Ucrânia, eis o que se sabe até agora sobre as seis cartas armadilhadas que chegaram a várias entidades, incluindo a residência oficial de Pedro Sánchez.

Foto
Um dos engenhos foi entregue no Centro de Satélites de Torrejón de Ardoz Reuters/VIOLETA SANTOS MOURA

Nos últimos dias, seis cartas armadilhadas chegaram a várias entidades do Estado espanhol, a duas embaixadas e a uma empresa de armamento. A primeira foi entregue no dia 24, na residência oficial do presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.

A quem se destinavam as cartas?

As cartas destinavam-se a várias entidades do Governo e do Exército espanhol e a embaixadas de dois países. Os destinatários eram o presidente do Governo de Espanha Pedro Sánchez; o embaixador da Ucrânia em Madrid; uma empresa de armamento em Saragoça; o Centro de Satélites da União Europeia em Torrejón de Ardoz, na região de Madrid; à ministra da Defesa espanhola Margarita Robles e à embaixada dos Estados Unidos da América.

Chegaram ao destino? Causaram estragos?

Todas as cartas chegaram ao seu destino, mas nem todas deflagraram, de forma controlada ou descontrolada.

O envelope enviado para a embaixada da Ucrânia foi o único que não foi interceptado, tendo explodido e ferido ligeiramente um funcionário ucraniano. A maioria foi detonada em segurança pelas brigadas de minas e armadilhas (conhecidas em Espanha como unidades TEDAX).

Os explosivos nas cartas segundo o secretário de estado da Segurança espanhol, Rafael Pérez, são de fraca capacidade explosiva, sendo mais aproximados de materiais pirotécnicos que só causam uma deflagração.

Só a carta recebida no Centro de Satélites de Torrejón de Ardoz não foi detonada, estando sob análise da polícia para possíveis análises de ADN, segundo a televisão espanhola La Sexta.

Quando foram recebidas as cartas?

Foram recebidas nos últimos dias, tendo a primeira sido a destinada ao presidente do Governo e recebida no passado dia 24 de Novembro na sua residência oficial, o Palácio de Moncloa, em Madrid. No entanto, só foi revelado o envio da carta depois da deflagração na Embaixada da Ucrânia na quarta-feira, dia em que também foi recebida a carta na empresa de armamento em Saragoça. Já na quinta-feira, foram recebidos os envelopes dirigidos ao Centro de Satélites, à ministra da Defesa e à embaixada dos EUA.

Quem as enviou?

Até ao momento, não há informações sobre quem terá enviado as cartas. No entanto, o secretário de estado da Segurança afirmou na quinta-feira que havia “indícios de podiam vir do próprio território espanhol”, confirmando ainda que havia semelhanças nas características dos envelopes, como a caligrafia usada e a cor castanha, e também no conteúdo pirotécnico.

Como reagiram as autoridades espanholas e dos países envolvidos?

Segundo o site InfoLibre, o tribunal espanhol com competência para julgar crimes de terrorismo estará a investigar estes seis incidentes em conjunto. No entanto, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska pediu “tranquilidade máxima”, afirmando que têm “os meios suficientes para garantir a segurança”, acrescentando que não houve nenhuma “falha de segurança”.

A embaixada norte-americana, citada pela televisão pública dos EUA, a PBS, afirmou que estavam “gratos à polícia espanhola” pela assistência no caso.

O embaixador da Ucrânia, Sergei Pohoreltsev, aponta o dedo à Rússia, referindo ao site ucraniano European Pravda, que conhecem os “métodos terroristas do país agressor”, pedindo que a Rússia seja mesmo considerada “um estado terrorista”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dimitro Kuleba, condenou, num vídeo citado pela agência ucraniana Ukrinform, o “ataque terrorista”, considerando que era “um evento muito sério” e pedindo que os culpados “sofram um castigo severo”, tendo ordenado aumento do nível de segurança das embaixadas, que receberam ainda, hoje, pacotes com olhos de animais.

A rádio Onda Cero destaca ainda o facto de a carta dirigida a Pedro Sánchez ter sido recebida no dia em que se cumpriam nove meses desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como o facto do Centro de Satélites europeu fornecer informações ao país invadido.

A embaixada da Rússia, em resposta às alegações levantadas, condenou, no seu Twitter, “qualquer ameaça ou acto terrorista”, especialmente os “dirigidos contra uma missão diplomática”.

Texto editado por Paulo Narigão Reis

Sugerir correcção
Ler 1 comentários