O que é e como funciona o Passe Cultural de Lisboa

Entrou em vigor no dia 1 deste mês, destina-se aos mais novos e mais velhos que vivam na capital e está inserido nas medidas de apoio à família aprovadas pela câmara de Lisboa.

Foto
O Padrão dos Descobrimentos é um dos espaços incluídos Nuno Ferreira Santos

O que é o Passe Cultura?
A possibilidade de os lisboetas terem acesso gratuito a monumentos, museus, teatros, cinema, salas de ensaio e residências artísticas, bibliotecas e arquivos (estes já de acesso livre) geridos pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e pela Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Destina-se a todos os moradores em Lisboa?
Não. Destina-se a jovens até aos 23 anos e maiores de 65 (inclusive).

De quem partiu a iniciativa?
Do actual executivo da CML. A iniciativa faz parte das medidas de combate à inflação e de apoio às famílias e é válida até 30 Junho de 2023. A proposta foi aprovada na Assembleia Municipal de Lisboa por unanimidade.

O que é preciso fazer para assistir a um espectáculo ou visitar um museu?
Não existe um passe físico. Tem de se deslocar à bilheteira do espaço que pretende visitar e apresentar um documento de identificação pessoal válido (cartão do cidadão ou passaporte) e um documento que prove que mora em Lisboa (uma factura com nome a morada, por exemplo). A iniciativa não contempla a possibilidade de adquirir bilhetes através de plataformas de venda electrónica.

Todos os eventos agendados estão incluídos?
Não. Os espectáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as actividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e acções de formação) não estão abrangidas por esta medida.

Quantos espaços culturais estão incluídos na iniciativa?
No total são 47. Os principais são os seguintes: Teatro Luís de Camões; São Luiz Teatro Municipal; Teatro do Bairro Alto; Castelo de São Jorge; Cinema São Jorge; Museu do Fado; Casa Fernando Pessoa; Galerias Municipais de Lisboa; Atelier-Museu Júlio Pomar; Museu Bordalo Pinheiro; Museu de Lisboa (todos os polos); Museu da Marioneta; Museu do Aljube Resistência e Liberdade; Padrão dos Descobrimentos; Bibliotecas Municipais e Salas de ensaio e residências artísticas do Polo Cultural das Gaivotas/Boavista.

Sugerir correcção
Comentar