Afeganistão vai voltar a ter execuções públicas e amputação de membros

Líder dos taliban ordenou aos juízes que apliquem os castigos previstos na sharia (lei religiosa), que incluem flagelações.

Foto
Combatente taliban em Cabul ALI KHARA/Reuters

Paulatinamente, no meio do isolamento internacional, os líderes taliban estão a fazer voltar o Afeganistão ao tempo de antes da guerra. Agora, o líder dos taliban, Hibatullah Akhundzada ordenou aos juízes do Afeganistão que comecem a aplicar a sharia (lei islâmica) nos seus julgamentos, o que fará regressar ao país punições que eram aplicadas no tempo do primeiro emirado islâmico que os Estados Unidos e aliados derrubaram em 2001.

“O mullah Hibatullah [Akhundzada], ao reunir-se com os juízes, disse-lhes para investigarem adequadamente os casos de ladrões, sequestradores e rebeldes” e que, “nos casos em que se tenham cumprido todos os requisitos da sharia”, os magistrados “estão obrigados a aplicar o castigo”, escreveu o principal porta-voz dos taliban, Zabiullah Mujahid, no Twitter.

Outro dos porta-vozes do regime fundamentalista que regressou ao poder em 2021 depois de 20 anos de presença estrangeira no país, manifestou-se no mesmo sentido numa entrevista ao principal canal de televisão afegão, Tolo News. Disse Yussuf Ahmadi que assassinos, sequestradores e ladrões devem ser “castigados” de acordo com a sharia.

Como escreve a Europa Press, “esta não é a primeira vez que o líder dos taliban defende a necessidade de aplicar ‘totalmente’ a sharia no Afeganistão, desde que os fundamentalistas regressaram ao poder em Agosto de 2021, depois da fuga do Presidente Ashraf Ghani.

Apesar de terem garantido internacionalmente que não queriam voltar a aplicar as políticas extremas que tornaram, nos anos 1990, o Afeganistão num dos países mais atrasados do mundo no que diz respeito aos direitos dos cidadãos em geral e das mulheres em particular, tudo se conjuga para que isso esteja mesmo a acontecer. Com a grande diferença de que tudo se vai fazendo aos poucos, enquanto o mundo olha para outras crises.

Como dizia em Setembro, em entrevista ao Indian Express, Ahmad Massoud, filho do lendário combatente afegão Ahmad Shah Massoud e que está à frente da Frente de Resistência Nacional do Afeganistão, grupo que se opõe aos taliban, “o Afeganistão regressou à idade das trevas”.

Execuções públicas, lapidações, amputação de membros, flagelações, esses são alguns dos castigos previstos nos manuais entregues aos juízes por estudiosos do Islão no ano 900.

Sugerir correcção
Comentar