Taliban celebram aniversário da “independência”, alheios às críticas internacionais

O Governo afegão decretou feriado nacional para assinalar “a vitória da jihad afegã” contra a “ocupação dos americanos e dos seus aliados”.

Foto
Primeiro aniversário do governo taliban depois de ter tomado o poder do país EPA/STRINGER

Os taliban, que controlam o Afeganistão desde 15 de Agosto de 2021, comemoraram esta segunda-feira o aniversário da sua “independência”. O dia foi marcado por festividades e mobilizações em diferentes cidades do país, alheias às críticas da comunidade internacional.

O grupo radical entrou em Cabul há um ano sem qualquer tipo de oposição, marcando o seu regresso ao poder, duas décadas depois da queda do designado Emirado Islâmico do Afeganistão.

Para recordar “a vitória da jihad afegã” contra a “ocupação dos americanos e dos seus aliados”, o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais do regime, decretou feriado em todo o país para esta segunda-feira, escreveu a agência pró-taliban Bakhtar News

Os festejos foram marcados pela presença de membros armados da milícia nas principais ruas das cidades do país, como Cabul e Kandahar. Na capital, um grupo taliban concentrou-se na Praça Masud e as bandeiras brancas que representam os actuais líderes defraldaram-se por todo o lado, segundo a BBC.

Um dos porta-vozes do governo, Suhail Shahin, através da sua conta do Twitter, deu os parabéns a toda a população do país pela “bênção” de terem “finalmente alcançado a independência depois de muitos sacrifícios.”

Doze meses depois, ainda nenhum país reconheceu formalmente os taliban como governantes legítimos do Afeganistão.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários