Líder da resistência no Vale de Panshir diz que está pronto para negociar com os taliban

Massoud está no último reduto do Afeganistão que ainda não foi tomado pelos taliban.

Foto
A norte de Cabul trava-se a batalha que separa os taliban do controlo total do Afeganistão Reuters/WANA NEWS AGENCY

O líder do grupo de oposição aos taliban que resiste no Vale de Panshir, o único local do Afeganistão que escapou ao avanço do grupo extremista, disse que aceitou propostas de líderes religiosos para negociar o fim dos confrontos dos últimos dias.

Desde sexta-feira que os taliban vêm dizendo que tomaram o Vale de Panshir, e que a oposição diz que não.

Ahmad Massoud, filho do venerado comandante Ahmed Shah Massoud, morto dois dias antes do 11 de Setembro de 2001 num atentado suicida, fez o anúncio na sua página de Facebook. Massoud chefia uma força de antigos soldados afegãos e milícias locais, e é também no Vale de Pashir que está o ex-vice-presidente Amrullah Saleh, que tem garantido que não se renderá aos taliban.

Saleh tem criticado os que fugiram e prometeu liderar a resistência contra os taliban “por todos os afegãos”, criticando os governantes que fugiram do país, como foi o caso do presidente Ashraf Ghani. E garantiu também que nunca viria a estar “sob o mesmo tecto que os taliban”.

Saleh acusado nos últimos dias os taliban de impedirem todo o acesso ao local, cortando o abastecimento de alimentos e medicamentos, e ainda deixando inutilizadas linhas telefónicas e de electricidade.

“A frente de resistência do Afeganistão está disposta a resolver os problemas actuais e pôr fim de imediato aos combates e continuar negociações”, declarou entretanto Massoud.

Antes, tinha sido reportado por meios de comunicação social afegãos que o conselho dos Ulemas (autoridades em assuntos religiosos) tinha pedido aos taliban para aceitarem um acordo negociado para acabar com a violência no Vale de Panshir.

O Vale de Panshir é a região que resistiu tanto à invasão soviética em 1979 – ainda se vêem restos de carros de combate soviéticos – como ao regime dos taliban (1996 e 2001). Antes, os taliban não controlavam as rotas a Norte do local, como acontece agora, tornando a situação actual muito diferente para os insurrectos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários