Por outra Rússia: a luta de Boris Nemtsov continua em Portugal

Zhanna Nemtsova ainda pede justiça. O pai, opositor de Putin e antigo vice-primeiro-ministro, foi assassinado em 2015. Zhanna vive em Portugal e quer manter vivo o sonho democrático de Boris Nemtsov.

i-video
E se Putin não tivesse chegado ao poder? A história de Boris Nemtsov Pedro Rios, Carolina Pescada

Eram 23h31 (hora de Moscovo) do dia 27 de Fevereiro de 2015. Boris Nemtsov e a namorada, Anna Duritskaya, percorriam a ponte Bolshoi Moskvoretsky, a 200 metros das muralhas do Kremlin. Uma pessoa saiu de um carro branco com uma pistola e disparou pelo menos sete tiros. Boris Nemtsov morreu no local, a namorada sobreviveu. Tinham passado poucas horas desde que Boris apelara aos russos, aos microfones da rádio Eco de Moscovo, fechada este ano devido às leis de censura, que marcassem presença numa marcha contra a guerra no Leste da Ucrânia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários