Duarte Belo e Álvaro Domingues desenham uma grelha que é um mapa visual do país

Fotógrafo e geógrafo juntaram-se para montar o livro Paisagem Portuguesa, uma possibilidade de ler este “o espaço natural que acolhe o povoamento humano” chamado Portugal

alvaro-domingues,duarte-belo,geografia,local,livros,ordenamento-territorio,
Fotogaleria
A fotografia mais antiga do livro foi tirada em 1986, no Porto Duarte Belo
Fotogaleria
Em Vaiamonte, Monforte, a paisagem que conserva vestígios da passagem do homem Duarte Belo
Fotogaleria
A ponte D. Luís I, que une as margens do Tejo, em Santarém, foi inaugurada em 1881 Duarte Belo

A fotografia mostra um comboio a deslizar pelo tabuleiro da ponte D. Maria Pia, no Porto, em 1986, quando esta ainda servia de travessia ferroviária. É a imagem mais antiga do livro Paisagem Portuguesa (edição Fundação Francisco Manuel dos Santos), um trabalho que conta com fotografias de Duarte Belo, às quais se juntam textos de Álvaro Domingues, que é lançado nesta quarta-feira. A ponte é também um símbolo “da chegada da modernidade” ao Porto, escreve o geógrafo, no livro. 140 anos depois da sua construção, a infra-estrutura de ferro está fechada desde o início dos anos 1990 e pode, desde então, cumprir um papel de “obra de arte”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar