OMS declarou luto prolongado como distúrbio mental. “O luto é uma doença crónica”

Em Fevereiro, a Organização Mundial da Saúde incluiu a desordem do luto prolongado na lista de distúrbios mentais associados ao stress.

Foto
A OMS alerta que esta desordem se pode manifestar em qualquer idade, mas não necessariamente da mesma forma, sobretudo quando estão em causa crianças nelson garrido

A morte de alguém próximo é, normalmente, uma experiência devastadora para a maior parte das pessoas. Mas quanto é tempo é considerado “normal” experienciar os sentimentos de dor e desespero associados ao luto? Pôr um limite temporal nessa dor extrema pode ser controverso, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) avançou com alguns parâmetros, em Fevereiro deste ano, quando incluiu o luto prolongado na lista dos distúrbios mentais, associados ao stress. Uma dor persistente e penetrante associada ao luto, que incapacita a pessoa para o que seria a sua vida habitual, e se prolonga além de seis meses, é sintoma deste distúrbio, denominado “desordem do luto prolongado”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários