Putin felicita Lula pela vitória e quer “cooperação construtiva”

Putin enviou “sinceras felicitações” a Lula da Silva e afirmou que os resultados das eleições confirmaram “a grande autoridade política” do agora eleito Presidente do Brasil.

Foto
Luiz Inácio Lula da Silva obteve mais de 60,3 milhões de votos Reuters/AMANDA PEROBELLI

O Presidente da Rússia felicitou Lula da Silva, vencedor das eleições presidenciais no Brasil, e defendeu o desenvolvimento de uma “cooperação construtiva” entre os dois países, disse o Kremlin.

“Por favor, aceite as minhas sinceras felicitações. Os resultados das eleições confirmaram a sua grande autoridade política. Espero que, fazendo esforços conjuntos, asseguremos um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, disse Vladimir Putin, numa mensagem enviada a Lula da Silva, de acordo com a presidência russa.

O candidato do Partido dos Trabalhadores foi eleito Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto.

O antigo sindicalista terá como vice-Presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários