“Mesmo que perca a eleição, o bolsonarismo sai vitorioso enquanto movimento”

A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado diz que o apoio a Bolsonaro é hoje mais sólido na sociedade brasileira, mas acredita na derrota do actual Presidente.

Foto
Rosana Pinheira Machado está actualmente a estudar o autoritarismo no Brasil, Filipinas e Índia, na Universidade de Bath, no Reino Unido DR

A viver na Europa desde 2019, a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, actualmente na University College de Dublin, na Irlanda, recebeu recentemente uma bolsa no valor de dois milhões de euros, atribuída pelo European Research Council, para financiar um projecto que analisa o autoritarismo no Brasil, nas Filipinas e na Índia. Apesar de verificar a consolidação do bolsonarismo como movimento político, a investigadora acredita na derrota do actual Presidente. Ainda assim, Machado não deixa de apontar críticas à esquerda e deixa um apelo para que haja espaço para o surgimento de novos líderes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários