Das precursoras da Biblioteca Joanina à ressurreição da Biblioteca de Alexandria

O colóquio Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade reuniu na Universidade de Coimbra responsáveis de algumas das mais antigas e deslumbrantes bibliotecas do mundo.

Foto
A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra retira as vantagens e sofre as consequências do afluxo turístico NELSON GARRIDO

Foi como uma reivindicação da leitura como espelho da identidade, apresentada por Alberto Manguel, que esta sexta-feira se encerrou o colóquio Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade, promovido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. O evento reuniu dirigentes de bibliotecas criadas em diferentes períodos históricos, desde a Biblioteca de Alexandria, agora na sua novíssima encarnação, passando pela biblioteca monástica medieval de St. Gallen, na Suíça, e pelas bibliotecas universitárias de Dublin, Coimbra e Salamanca, até ao mais recente Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários