Em Sintra, abriu uma academia de ilusionismo, uma arte que está “ao nível das outras”

Inaugurada a 25 de Outubro, a Academia de Ilusionismo de Sintra pretende mostrar que a magia não serve apenas para encantar crianças e que há muito mais para aprender além dos truques. Será ainda um espaço de partilha e “liberdade artística”.

Foto
A Academia de Ilusionismo de Sintra foi inaugurada a 25 de Outubro Unsplash

Se as primeiras imagens que vêm à cabeça quando se pensa em ilusionismo são coelhos e cartolas, moedas a desaparecer atrás das orelhas e crianças com os olhos a cintilar como que seduzidas pelo encanto do mistério, Francisco Mousinho diz que tudo isto representa apenas uma pequena fatia da realidade. Quase ilusórias daquilo que é verdadeiramente a magia: uma arte que, segundo o ilusionista, contempla todas as bases essenciais de um performer, estando em pé de igualdade com as restantes artes cénicas. A Academia de Ilusionismo de Sintra, que foi inaugurada esta terça-feira, 25 de Outubro, surge, assim, para mostrar que a magia não é só para miúdos, que há muito mais para aprender para além dos truques e, sobretudo, para colmatar a falta de oferta na área em Portugal.

Aos 26 anos e com mais de mil espectáculos na manga, Francisco Mousinho quer ensinar não só os segredos que estão por trás dos truques — melhor, “superpoderes”, nota, já que “98% das pessoas no mundo inteiro” não lhes têm acesso —, como também “formar bons ilusionistas mesmo que não façam disto a sua vida”. E tal implica, explica o fundador, ensinar esta arte de “uma forma que seja honorável”, trabalhando as várias competências necessárias: “Eles [os participantes] vão começar a aprender desde as bases, à introdução ao palco, às artes cénicas, passando pela comédia, escrita criativa e guionismo.” Só assim, diz, se fará jus à magia, tornando-a em algo “verdadeiramente mágico”.

A Academia de Ilusionismo de Sintra, que é pioneira pelo menos no centro do país (antes a Nova Academia de Lisboa dava aulas de magia, mas não houve adesão suficiente, ao que o P3 averiguou), localiza-se na Serra das Minas, perto do centro comercial Alegro Sintra ­— uma localização “excelente” com pastelarias e comércio local à volta, assim como uma escola básica mesmo em frente, nota Francisco.

Apesar de a academia já estar aberta, os próximos meses servirão para divulgar o projecto e fazer apresentações nas escolas, estando o início do ano lectivo previsto para Janeiro de 2023, com cursos para iniciantes, intermédios e avançados. A idade mínima é 12 anos, uma vez que, para o fundador, é a partir desta idade que se desenvolve a atenção e capacidade psicomotoras necessárias. Os mais pequenos (sete anos é a idade mínima) poderão ingressar numa outra formação, o Curso Mágico Júnior.

Inauguração da academia Rui Fernandes
Inauguração da academia Rui Fernandes
Fotogaleria
Inauguração da academia Rui Fernandes

“O foco [da academia] é apanhar miúdos no crescimento”, sublinha Francisco, observando que a magia é uma ferramenta útil para desenvolver o autoconhecimento, a confiança e as competências de comunicação. No entanto, não há restrições de idade: pode ir “até aos 120”, desde que se consiga “fazer coisas com as mãos”.

Nos primeiros tempos, visando avaliar a evolução do projecto, Francisco será o único formador nos cursos de longa duração. Mas convidará outros ilusionistas para dar workshops temáticos, sobre mentalismo, por exemplo, ou em torno do cubo mágico (onde se ficará a saber como resolvê-lo num abrir e fechar de olhos), e cujas inscrições estarão abertas a todos os interessados.

O espaço inclui ainda uma biblioteca, que poderá ser visitada fora dos horários das aulas, e uma loja com os produtos necessários para praticar, como baralhos de cartas ou lenços.

Francisco Mousinho foi distinguido, em 2018, como “Ilusionista do Ano” pela Associação Portuguesa de Ilusionismo Academia de Ilusionismo de Sintra,Academia de Ilusionismo de Sintra
Francisco Mousinho Academia de Ilusionismo de Sintra
Francisco Mousinho Academia de Ilusionismo de Sintra
ACADEMIA DE ILUSIONISMO A Academia de Ilusionismo de Sintra foi inaugurada a 25 de Outubro
Fotogaleria
Francisco Mousinho foi distinguido, em 2018, como “Ilusionista do Ano” pela Associação Portuguesa de Ilusionismo Academia de Ilusionismo de Sintra,Academia de Ilusionismo de Sintra

Um espaço de partilha e “liberdade artística"

Tudo partiu de um truque, que aprendeu em criança, em que fazia desaparecer uma moeda para dentro da manga. A partir daí, Francisco começou a receber gorjetas pelas suas actuações numa pizzaria em Sintra, onde vive, seguindo-se os espectáculos infantis, casamentos, baptizados e, mais tarde, passou a fazer eventos empresariais. Pelo meio, foi finalista do programa Got Talent Portugal, em 2016, enquanto estudava Artes Performativas na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, e foi distinguido, dois anos depois, como “Ilusionista do Ano” pela Associação Portuguesa de Ilusionismo.

Anos e anos a acumular experiências que o ajudaram a perceber o que o motiva realmente. “Acima de tudo, o que aprendi neste tempo como performer foi que gosto muito de conhecer pessoas, da conexão e do partilhar, de lhes dar algo que possa ser diferente”, reconhece Francisco.

É por isso que a ideia da academia vai muito além da vertente pedagógica: o espaço está a aberto a propostas de workshops, conferências ou ensaios, havendo “liberdade artística” para criar e recriar. Para mais, também pretende ser um ponto de encontro, atrair os ilusionistas que andam pelo país para as chamadas jam sessions e outros momentos de convívio. Ilusionistas existem, apesar da pouca dinamização no país, garante, só que ainda é “um meio fechado”.

Formar bons artistas que, por conseguinte, poderão vir a mudar a mentalidade do público face a esta arte misteriosa: é este o objectivo de Francisco Mousinho, para quem os segredos, mais do que uma arca de Noé, são uma oportunidade de cumplicidade.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários