Depois de mais um ano recorde, imobiliário espera travão do mercado

As consultoras imobiliárias antecipam que o investimento no sector vai ultrapassar três mil milhões de euros em 2022, um novo recorde, mas admitem que o contexto de subida das taxas de juro e de aumento dos custos de construção poderá levar a um abrandamento no próximo ano.

Foto
O investimento em imobiliário deverá ultrapassar três mil milhões de euros em 2022 Rui Gaudencio

O imobiliário prepara-se para fechar mais um ano de recordes, impulsionado pelos segmentos da habitação e de escritórios, mas, num contexto em que a incerteza económica é cada vez maior, os operadores do sector antecipam agora um abrandamento do crescimento nos próximos meses. A expectativa é que, no próximo ano, marcado por um aumento das taxas de juro e pelo prolongamento da subida dos custos de construção, os investidores adoptem uma postura de “esperar para ver”, o que poderá levar a uma suspensão da execução de projectos e a uma correcção dos preços.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários