Dez milhões de euros para projecto com Portugal que quer desvendar a origem das doenças auto-imunes

A investigadora Salomé Pinho, da Universidade do Porto, é a única portuguesa entre os 29 projectos europeus premiados. É apenas a terceira vez que um cientista luso vence uma destas bolsas milionárias.

Foto
Salomé Pinho é a terceira investigadora portuguesa a conseguir este financiamento europeu i3S

Os açúcares são tidos como um vilão, mas não deixam de ser apelativos. E, no que toca às doenças auto-imunes, podem ser a chave para descobrirmos por que motivo as nossas próprias células nos atacam. A tarefa de Salomé Pinho, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, para os próximos seis anos é precisamente deslindar os mecanismos que permitem o desenvolvimento de doenças auto-imunes — e a atribuição de um financiamento europeu de 10 milhões de euros garante uma boa ajuda.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários