Director do portal Revistas de Ideias e Cultura ganha prémio Ler+ 2022

A equipa dirigida por Luís Andrade, da Universidade Nova de Lisboa, já digitalizou e colocou online dezenas das mais importantes revistas portuguesas do século XX. Um inestimável serviço público agora recompensado com o prémio do Plano Nacional de Leitura.

NFS Nuno Ferreira Santos - 22 Marco 2020 - Luis Andrade ++ responsavel pelo projecto revistas de ideias e cultura
Fotogaleria
Luís Andrade, director do portal Revistas de Ideias e Cultura Nuno Ferreira Santos
cultura,isabel-alcada,premio,politica-cultural,literatura,culturaipsilon,
Fotogaleria
Algumas das revistas já disponibilizadas na Internet DR

O Plano Nacional de Leitura (PNL) atribuiu esta segunda-feira o prémio Ler+, no valor de dez mil euros, ao investigador Luís Andrade pelo seu trabalho enquanto fundador e director do portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC), que desde 2015 já disponibilizou na Internet 28 revistas portuguesas do século XX, da Águia à Seara Nova, ou da Orpheu à O Tempo e o Modo, criando para cada uma delas um site com múltiplos índices, sofisticadas ferramentas de pesquisa e um grande conjunto de materiais suplementares, alguns deles inéditos, que iluminam os bastidores da criação de cada título e os enquadram na respectiva época.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários