Pareceres da PGR valem para os governos mas não para os tribunais

António Costa e Pedro Passos Coelho têm um número aproximado de pareceres homologados. Opiniões do conselho consultivo não se aplicam aos tribunais nem aos particulares.

Foto
Governo de António Costa usa parecer do conselho consultivo da PGR para defender que Pedro Nuno Santos não pratica qualquer incompatibilidade Daniel Rocha

O Governo tem sustentado a sua posição sobre eventuais incompatibilidades de membros do executivo num parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) de 2019. O parecer obriga o executivo a seguir as orientações ali consagradas, mas não “mata” à partida qualquer possível decisão posterior dos tribunais, caso, por exemplo, o Tribunal Constitucional (TC) venha a pronunciar-se sobre o assunto na sequência da avaliação que o Ministério Público (MP) está a fazer às declarações de rendimentos de todos os governantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários