Moscovo critica Portugal por envio de helicópteros de origem russa para a Ucrânia

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo considera que se trata de uma “violação das obrigações contratuais” por parte de Lisboa. Helena Carreiras desvaloriza as críticas.

Foto
Helicópteros Kamov estavam sem licença para operar em Portugal por serem de origem russa PAULO PIMENTA

Moscovo criticou esta quinta-feira a decisão do Governo português de enviar seis helicópteros de combate a incêndios para a Ucrânia, de origem russa, dizendo que se trata de uma “violação das suas obrigações contratuais”. Críticas que a ministra da Defesa diz desconhecer, mantendo a decisão de enviar os Kamov à Ucrânia.

A diplomacia russa considera que a decisão tomada pelo Governo português de enviar seis helicópteros Kamov de combate a incêndios para a Ucrânia, ajudando na luta contra a invasão russa, é uma “violação das obrigações contratuais” por parte de Lisboa, referindo-se ao facto de serem aeronaves de origem russa.

“Pedimos aos nossos colegas (portugueses) de se inibirem de dar passos que possam desacreditar Portugal como um parceiro fiável”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Twitter.

Em Outubro, Portugal anunciou o envio para a Ucrânia dos seis helicópteros Kamov, que estavam sem licença para operar, por serem de origem russa, um dos quais estava inoperacional.

Por seu lado, a ministra da Defesa afirmou hoje desconhecer as críticas do regime de Moscovo face à intenção do Governo português enviar seis helicópteros Kamov para a Ucrânia e adiantou que essa decisão de apoiar Kiev se mantém. "Naturalmente, nem antecipámos ou tivemos grandes preocupações com as obrigações contratuais relativamente à Federação Russa”, afirmou Helena Carreiras no final do Conselho de Ministros.​

“Relativamente aos [helicópteros] Kamov, o que posso dizer é que a intenção se mantém, naturalmente, nas actuais circunstâncias. Como em qualquer outra política, se houver circunstâncias que nos obriguem a revisitar e a ponderar tal far-se-á, mas não há qualquer intenção de alterar nas presentes circunstâncias”.

(Notícia actualizada às 14h42 com as declarações da ministra da Defesa)

Sugerir correcção
Ler 15 comentários