Vários bancos com aplicações e sites de acesso às contas em baixo

Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander e Novo Banco são alguns dos bancos que já confirmaram os problemas.

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Apps de pagamentos e homebanking com dificuldades de ligação PAULO PIMENTA

Os serviços de homebanking e de aplicações móveis de vários bancos estão indisponíveis na manhã desta quinta-feira, incluindo a Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander e Novo Banco.

Fonte oficial da CGD confirmou à Lusa que o sistema está temporariamente indisponível e que as equipas informáticas estão a trabalhar para resolver o problema.

Também o Santander está com problemas no acesso ao homebanking, mas a Lusa aguarda ainda esclarecimentos da entidade. No site Downdetector, onde são reportadas falhas no acesso a vários sites, em tempo real, já existem indicação de problemas com o Santander, nomeadamente com o login no homebanking, na aplicação móvel do banco e, em menor dimensão, com o cartão de crédito.

Fonte oficial do Novo Banco também confirmou à Lusa que o sistema está indisponível e que o problema está a ser analisado para que o serviço possa ser reposto o mais rapidamente possível.

Nenhum dos bancos confirma, para já, qual a origem dos problemas que estão a ser detectados, mas estes surgem numa altura em que se esperava um maior fluxo de acesso aos serviços online e móveis das instituições bancárias. Isto porque, nesta quinta-feira, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) começa a pagar os apoios às famílias criados para mitigar o aumento dos preços. O “cheque” individual de 125 euros será entregue a 5,8 milhões de cidadãos, a quem tem rendimentos mensais de 2700 euros brutos (e não seja pensionista) e a quem é beneficiário de prestações sociais. Quem tem filhos receberá ainda um apoio de 50 euros por filho.

Por outro lado, estas perturbações não são caso inédito no sistema bancário português. No início deste mês, recorde-se, o BCP foi alvo de um ciberataque por parte de “entidades mal-intencionadas, que, de acordo com a informação partilhada pela instituição na altura, dirigiram “intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco”.

BCP, BPI e Crédito Agrícola sem incidentes

O PÚBLICO questionou, entretanto, outros dos maiores bancos a operar em Portugal sobre possíveis falhas no acesso aos serviços por si disponibilizados. Para já, fontes oficiais do BCP, do BPI e do Crédito Agrícola indicam que, até ao momento, não foram registadas quaisquer falhas de acesso aos seus serviços online.

No site Downdetector, há também a indicação de que existem “relatos de utilizadores” com “potenciais problemas” em aceder aos serviços online do Banco Montepio. Entre os problemas mais notificados neste banco, estão os acessos ao mobile banking, o login na aplicação móvel e, em menor escala, o login no serviço de homebanking.​ Contactada, fonte oficial desta instituição ainda não respondeu.

Notícia actualizada às 13h08 com as respostas das fontes oficiais de várias instituições bancárias.

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