Costa defende criação de mecanismo europeu permanente de resposta à crise económica

Primeiro-ministro considera que o pacote de medidas da Comissão Europeia para estabilizar os mercados e os preços da energia “tem elementos bastante positivos”. E quer apoiar factura energética das empresas dinheiro a crédito por usar no PRR.

Foto
Primeiro-ministro em debate parlamentar na Assembleia da República Nuno Ferreira Santos

O primeiro-ministro voltou a defender nesta quarta-feira, no debate parlamentar para preparar o Conselho Europeu desta semana, a necessidade de se criar “um mecanismo permanente de resposta à crise” e de se alterarem os critérios de elegibilidade do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para que Portugal possa dispensar os 12 mil milhões de euros de empréstimos não utilizados para ajudar a criar um mecanismo comunitário – num modelo aproximado ao SURE criado durante a pandemia para proteger o emprego – destinado a apoiar as empresas face à escalada dos preços da energia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar