DGS quer menos 10% de sal e 20% de açúcar. Má alimentação poderá ser mais letal do que o tabaco em 2030

Novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável para 2022-2030 entra em consulta pública. Plano cita projecção que aponta para, em 2030, a percentagem de mortes atribuíveis aos erros alimentares e ao excesso de peso poderem vir a superiores às mortes atribuíveis ao tabaco.

Foto
Actualmente as bebidas açucaradas já são alvo de imposto Goncalo Dias

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) reforça a ambição de haver alimentos à venda ainda mais saudáveis. Conseguir a redução, até 2027, de pelo menos 10% do teor de sal e 20% no teor de açúcar nos alimentos que mais contribuem para a ingestão destas duas substâncias são duas das metas definidas pelo novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). O documento, que entra este domingo em consulta pública, alerta para o facto de em 2030 a percentagem de mortes atribuíveis aos erros alimentares e ao excesso de peso poderem vir a superiores às mortes atribuíveis ao tabaco.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários