Conservas, sopas e pratos prontos a comer com sal acima do recomendado

Estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), que analisou cinco sopas, 32 pratos e 196 conservas, concluiu que “100% das sopas e pratos confeccionados e 99% das conservas não seguiam as recomendações”. Dados foram recolhidos em 2021.

Foto
Das 196 conservas analisadas, apenas duas cumpriam as recomendações relativas ao teor máximo de sal Rui Soares

O consumo excessivo de sal está associado a várias doenças crónicas, como hipertensão. Mas ainda são vários os produtos, à venda no mercado, que excedem os valores recomendados pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), que analisou cinco sopas, 32 pratos e 196 conservas, concluiu que “100% das sopas e pratos confeccionados e 99% das conservas não seguiam as recomendações”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários