Faial recebe seminário dedicado à relação histórica da ilha com o mar

O mar estará em debate nos Açores num seminário de 18 de Outubro a 3 de Novembro.

Foto
Faial, Açores Nuno Ferreira Santos

A Horta vai receber entre Outubro e Novembro o evento Faial - Descobrir a História, Pensar o Futuro, dedicado à relação histórica da ilha com o mar, com palestras, visitas e cursos.

A Associação de Turismo Sustentável do Faial/Horta Histórica indica, em comunicado desta sexta-feira, que o seminário, que vai decorrer de 18 de Outubro a 3 de Novembro, vai ter o “mar como tema em destaque”. “Com cerca de duas dezenas de oradores e participantes convidados, os debates e as mesas-redondas têm como principais temáticas a economia azul e o porto da Horta, o património baleeiro ou a gastronomia tradicional”, lê-se na nota de imprensa.

Segundo a organização, as “escavações arqueológicas que estão a decorrer na ilha do Faial” e os projectos em curso para o Museu da Horta e para o novo pólo da “Trinity House” vão ser debatidos no certame.

“[O seminário] pretende ser um convite ao debate e à troca de ideias sobre temáticas relevantes para a sociedade contemporânea do Faial e dos Açores e para a criação de estratégias de desenvolvimento local”, realça a organização.

Da programação do evento consta uma conferência sobre a integração do Faial na “estratégia do Atlântico”, promovida pelo professor universitário, ex-eurodeputado e antigo ministro do Mar Ricardo Serrão Santos.

Vai decorrer também uma conversa sobre a história da baleação, com Márcia Dutra, Luís Bicudo, Carla Dâmaso, João Pedro Garcia, Pedro Filipe e Nina Vieira.

No seminário, será feita uma visita guiada para evocar a importância dos cabos submarinos para a Horta e um debate sobre a economia azul com Mário Rui Pinho, Gui Menezes, Jorge Gonçalves, Rui Terra e Francisco Rosa.

O evento vai organizar dois cursos sobre História e Património da Ilha do Faial (um dirigido a profissionais do turismo e outro a todos os interessados), ministrado pelo investigador Tiago Simões da Silva, dedicado à história contemporânea da ilha.

Sugerir correcção
Comentar