Com uma crise de confiança, Credit Suisse corre atrás do prejuízo

A administração do Credit Suisse vai apresentar um plano de reestruturação no final deste mês e, até lá, tem procurado manter a confiança de clientes e investidores. Com pouco sucesso: desde o início deste ano, o banco perdeu mais de metade do valor em bolsa e já há grandes clientes a retirar fundos da instituição.

Foto
A administração do Credit Suisse vai apresentar um plano de reestruturação no final deste mês Reuters/ARND WIEGMANN

A braços com um dos períodos de maior tumulto que tem vivido nos últimos anos, e numa altura em que está a finalizar um plano de reestruturação profunda que irá ser apresentado no final deste mês, a administração do Credit Suisse tem procurado, nos últimos dias, transmitir uma mensagem de tranquilidade aos investidores. Mas, em qualquer uma das frentes, o insucesso é evidente: nos mercados, o banco já perdeu mais de metade do valor desde o início deste ano; nos bastidores, grandes clientes começam a movimentar fundos para fora da instituição; nas redes sociais, a discussão já não é sobre a eficácia que o plano de reestruturação previsto poderá ou não ter, mas sobre a capacidade da instituição de evitar o colapso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários