Arquitectura

Um edifício de betão escondido em Pampilhosa da Serra, com olhos postos na barragem

O Posto de Observação e Comando de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes, enfrentou alguns constrangimentos devido à topografia do local, mas acabou por ficar discretamente inserido na paisagem. 

POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes Paulo Alexandre Coelho
Fotogaleria
POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes Paulo Alexandre Coelho

É um edifício de betão escondido em Pampilhosa da Serra, com vista privilegiada para a barragem e para a albufeira da Barragem de Santa Luzia. Quem chegar lá perto, vê que é um Posto de Observação e Comando (POC) — edifício que serve para a observação e controlo de uma barragem em caso de emergência. 

Desenhado por Pedro Geraldes, arquitecto na EDP — que também projectou o POC na barragem de Ribeiradio-Ermida, em Sever do Vouga, publicado no P3 em 2019 —, o POC de Santa Luzia enfrentou alguns constrangimentos, desde logo relacionados com a "topografia muito acidentada", mas também com a "reduzida área disponível com boa visibilidade para os órgãos de descarga de água". Por isso mesmo, a implantação do edifício acabou por ser feita "acima da via de acesso à barragem", e com ligação a ela por "longas escadas", lê-se na memória descritiva do projecto. 

O resultado é um edifício de betão encaixado na paisagem, ou "semienterrado", acabando por ficar, assim, "a intervenção dissimulada no terreno". Lá dentro, os 35 metros quadrados de construção dividem-se em entrada, instalações sanitárias e sala de observação e controlo. O material escolhido, "mais do que parecer inacabado, envelhece absorvendo a atmosfera envolvente, alterando e contextualizando melhor o edifício ao longo do tempo". E assim prevalece, "sem chamar a atenção para si", respeitando a "sensibilidade da paisagem".

POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes
POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes Paulo Alexandre Coelho
POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes
POC de Santa Luzia, desenhado por Pedro Geraldes Paul