Guardiãs de sementes e mulheres rurais na Guiné-Bissau: elas cuidam do futuro da terra

Neste episódio especial do Azul, a jornalista Vanessa Rodrigues leva-nos numa viagem às ilhas Urok e a M’Bassa, na Guiné-Bissau, para conhecer as histórias das guardiãs de sementes e das mulheres rurais. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

multimedia,guinebissau,africa,conservacao-natureza,biodiversidade,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Sementes de arroz camilo, nas mãos da guardiã de sementes Esperança Correia, na Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues
multimedia,guinebissau,africa,conservacao-natureza,biodiversidade,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Esperança Correia, guardiã de sementes, sentada à porta da bemba (celeiro), na Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues
multimedia,guinebissau,africa,conservacao-natureza,biodiversidade,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Esperança Correia, guardiã de sementes, mostra como guarda cebola, na Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues
multimedia,guinebissau,africa,conservacao-natureza,biodiversidade,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Sementes de tomate-cereja, na parede da casa da guardiã de sementes Maimuna Augusto, na Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues
azul,
Fotogaleria
Sementes de mancara e de arroz, nas mãos da guardiã Beatriz Lopes, Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues
azul,
Fotogaleria
Sábado Luís, guardiã de sementes, no quintal onde produz mancara bijagó, na Ilha de Chediã, Arquipélago dos Bijagós Vanessa Rodrigues

Neste episódio especial do podcast Azul, fazemos uma viagem ao mundo das mulheres rurais na Guiné-Bissau, nas ilhas Urok - Formosa, Chediã e Maio -, no arquipélago dos Bijagós, e em M'Bassa, na região sul de Quinara.

A jornalista Vanessa Rodrigues fala-nos sobre as guardiãs de sementes da biodiversidade na Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Urok, onde esteve em reportagem em Setembro deste ano, e da mobilização pelos direitos das mulheres rurais.

Na Guiné-Bissau, é a mulher quem mais trabalha a terra, juntando à dezena de tarefas que tem de cumprir. É premissa da agenda global que as mulheres e as raparigas são dos grupos mais afectados pelas alterações climáticas e é prioridade integrá-las na construção e na implementação das acções sobre o clima.

Por um lado, nas comunidades rurais são as mulheres que asseguram a produção alimentar e, por isso, quem mais investe em segurança alimentar e nutricional das famílias. Além disso, são guardiãs na valorização dos produtos e saberes da biodiversidade. Contudo, o seu direito à terra é limitado devido a leis e práticas consuetudinárias que as discriminam.

Sábado Luís, guardiã de sementes, Ilha de Chediã, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau
Sábado Madjo, guardiã de sementes, Ilha de Maio, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau. ,
Sábado Maio, guardiã de sementes, Ilha Formosa, Tabanca de Ancadaque, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau. ,
Anjuleta Gomes, guardiã de sementes, Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós
Maimuna Augusto, guardiã de sementes, Ilha Formosa, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau.
Fotogaleria
Sábado Luís, guardiã de sementes, Ilha de Chediã, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau

Depois, são também elas e as meninas que garantem o fornecimento de água e energia doméstica às famílias. Só que o acesso a esses recursos é extremamente limitado, aumentando as suas cargas laborais não remuneradas, relativamente aos homens, impactando no insucesso escolar.

Neste episódio, viajamos pela Guiné-Bissau até à Área Marinha Protegida Comunitária das ilhas Urok​, no arquipélago dos Bijagós, para escutar as guardiãs de sementes crioulas, e também ao interior da Guiné-Bissau, onde as mulheres rurais estão a reivindicar o seu espaço para fazer parte das decisões sobre a economia familiar e a terra, com o apoio da Tiniguena.

Este trabalho faz parte de uma reportagem especial para o Azul, que nasceu de uma bolsa de criação jornalística sobre desenvolvimento, no âmbito de um projecto da Associação para a Cooperação entre os Povos (ACEP) e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do ISEG, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. No terreno, a jornalista contou com o apoio da ONG Tiniguena para ir ao encontro das comunidades, em parceria com o jornalista bijagó José António Abúdu, director da rádio comunitária Kossena, que traduziu as entrevistas.


No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.

Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Comentar