Que asteróides já colidiram com a Terra? E quais são potencialmente perigosos?

Esta semana, será feito o primeiro teste espacial de defesa planetária – uma sonda colidirá, de propósito, com um asteróide. Quisemos conhecer melhor o mundo dos asteróides: o que são? Quais já chocaram com a Terra? E quais podem ser perigosos? Recolhemos alguns exemplos.

Foto
Representação do Apophis: dos conhecidos, este é o asteróide mais perigoso para a Terra DR

A sonda DART está prestes a colidir com a pequena lua Dimorphos que gira à volta do asteróide Didymos. Mais tarde, o veículo Hera, da Agência Espacial Europeia, vai inspeccionar com detalhe esse impacto. Mas, calma, neste momento, estes asteróides não ameaçam propriamente a Terra – este será “apenas” o primeiro teste espacial de defesa planetária. O grande objectivo é preparamo-nos com uma experiência no terreno para potenciais asteróides perigosos para a Terra e que possam vir a causar danos significativos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar