Festival MANIFEST dedicado a filmes de animação começa na sexta-feira na Ericeira

Integra curtas-metragens, sessões de cinema infantil, oficinas e masterclasses e conta com títulos nacionais como Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, e Suspensão, de Luís Soares, e filmes em estreia em Portugal, como Pasajero, do argentino Juan Pablo Zaramella.

Foto
O Homem do Lixo, distinguido em Junho com dois prémios no Animafest Zagreb, será um dos filmes exibidos DR

A primeira edição do MANIFEST - Festival de Filmes de Animação de Mafra realiza-se entre sexta-feira e domingo na Ericeira, com a exibição de quase uma centena de filmes de animação, divulgou esta quinta-feira a organização. O festival integra curtas-metragens, sessões de cinema infantil, oficinas e masterclasses.

A produtora do festival, Susana António, disse à agência Lusa que perto de 50 filmes vão estar em competição e outros 30 vão ser exibidos nas sessões para escolas e para famílias, que são organizadas em parceria com os festivais Monstra e Cinanima, respetivamente.

A programação conta com alguns títulos nacionais já premiados, como Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, e Suspensão, de Luís Soares, assim como filmes internacionais a estrear em Portugal, como Pasajero, do argentino Juan Pablo Zaramella. O realizador vai dar uma formação sobre os processos técnicos e artísticos do seu novo filme.

Ao longo do fim-de-semana, realizam-se duas oficinas de animação, 2D e Stop Motion, respectivamente. No domingo, as Percussões da Metropolitana encerram o festival com um concerto, durante a cerimónia de entrega dos prémios aos filmes vencedores.

O Festival de Filmes de Animação de Mafra, no distrito de Lisboa, procura sensibilizar o público para “a riqueza artística e cultural do cinema de animação” através do encontro com os autores, valorizar e divulgar o cinema de animação e “associar a arte contemporânea ao património, a produção artística à formação, a intimidade da sala de cinema à natureza envolvente e ao mar”.

Sugerir correcção
Comentar