Micro-heróis incompreendidos? Uma reflexão no Dia Internacional do Microrganismo

Para falarmos de microrganismos, devemos recuar biliões de anos, uma vez que estes foram os primeiros organismos vivos a habitar o nosso planeta e a exercerem um papel muito importante no mundo que conhecemos hoje.

Foto
Actualmente, estamos a aprender como são versáteis e podem ser utilizados como autênticas “biofábricas” para a produção de compostos úteis, como biocombustível por microalgas DR/The Tampa Bay Estuary Program

No rescaldo de uma pandemia que tanto nos ensinou, vivemos ainda com medo de um ser microscópico, que tem o poder de nos afetar tão profundamente. Torna-se difícil olhar com bons olhos para o mundo fascinante dos micróbios, quando estes são muitas vezes os vilões das histórias que ouvimos. Repetidamente surgem notícias negativas acerca destes seres invisíveis, como sendo a causa de doenças, de deterioração e contaminação de águas e alimentos que ingerimos.

Então, porque se celebra hoje o Dia Internacional do Microrganismo? Ora, porque, felizmente, os que causam todos estes problemas são uma minoria, sendo a maioria benéficos para os humanos. Mas já lá vamos…

Para falarmos de microrganismos, devemos recuar biliões de anos, uma vez que estes foram os primeiros organismos vivos a habitar o nosso planeta e a exercerem um papel muito importante no mundo que conhecemos hoje. Como não os vemos a olho nu, a sua existência só foi reconhecida por Antonie van Leeuwenhoek, em 1683. A 17 de setembro, enviou uma carta aos seus colegas revelando a observação de bactérias, daí ser este o dia escolhido para celebrar todos os microrganismos. Isto porque este mundo fascinante inclui não só os “tão conhecidos” vírus, mas também bactérias, fungos (leveduras e bolores) e microalgas.

Voltando aos benefícios destes seres minúsculos, eles são inúmeros e sobressaem em diversas áreas. O nosso corpo é habitado por um grande número e variedade de microrganismos que contribuem para a nossa saúde. As bactérias que vivem no nosso intestino têm funções tão importantes como ajudar na digestão e assimilação de nutrientes, ou ainda proteger-nos de outros microrganismos, esses sim, menos benéficos.

De certeza que já ouviu o nome “probiótico”! Sabia que probióticos são microrganismos que, quando ingeridos vivos, vão estabelecer-se no nosso organismo e promover a nossa saúde? Mas quando se fala de microrganismos, não devemos pensar apenas em saúde humana ou animal. É fácil simplificar, dividi-los em “bons” e “maus” para a saúde, mas eles têm muito mais para dar.

Desde tempos antigos que fungos e bactérias são usados para produzir pão, cerveja, vinho, iogurtes, entre outros alimentos. Hoje, usamo-los na descontaminação de águas e solos e na proteção e melhoramento de plantas. Mais: estamos a aprender como são versáteis e podem ser utilizados como autênticas “biofábricas” para a produção de compostos úteis, como biocombustível por microalgas, pigmentos para têxteis, proteínas de vários tipos e até, imagine-se, antibióticos e outros fármacos, como é o caso da insulina.

Que os microrganismos foram os primeiros e serão os últimos seres a existir à face da Terra não existem grandes dúvidas. Só temos de aprender a viver em harmonia e a aproveitar a sua capacidade para nos ajudarem no futuro. Por isso, a nossa mensagem neste dia é que celebremos a vida e a existência destes seres minúsculos. Alguns poderão ser vilões, mas são sem dúvida micro-heróis a desempenhar um papel gigante.


As autoras escrevem segundo o Acordo Ortográfico de 1990

Sugerir correcção
Comentar