Oferta de alojamento para estudantes será “cada vez mais escassa e cara”

Nos próximos três anos, serão inauguradas novas residências estudantis que deverão trazer em torno de 8000 novas camas ao mercado privado. Para dar resposta à procura, contudo, seriam necessárias cerca de 20 mil camas.

Foto
O Porto foi a cidade onde os preços de quartos para estudantes mais aumentaram, com uma subida de quase 30%. paulo pimenta

A oferta de alojamentos para estudantes diminuiu de forma drástica ao longo do último ano e, sem medidas significativas, tudo aponta para que esse cenário se agrave. Num mercado em que a falta de oferta de habitação é “gritante” e em que os estudantes competem com segmentos muito mais rentáveis, como o turismo e o arrendamento de médio prazo aos chamados “nómadas digitais”, ou mesmo com famílias de classe média que também não encontram soluções de arrendamento, a tendência é para que a oferta de alojamento estudantil seja “cada vez mais escassa e rara”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários