Encontrado corpo de suspeito de assassinar dez pessoas no Canadá

O outro suspeito continua em fuga. Autoridades classificam o ataque como um dos assassinatos em massa mais mortais da história recente do Canadá.

Foto
Damien Sanders, à esquerda, foi o suspeito do crime encontrado morto no Canadá Reuters/RCMP

Um dos irmãos suspeitos de cometer o assassinato de dez pessoas e de ferir outras 18 em vários pontos do Canadá foi encontrado morto, com ferimentos que não parecem ter sido auto-infligidos, informaram fontes policiais locais citadas pela Europa Press.

A polícia canadiana encontrou o corpo de Damien Sanderson, de 31 anos, na tarde de domingo, numa área verde na comunidade James Smith Cree Nation, na província de Saskatchewan, no centro do país. O outro suspeito, Myles Sanderson, de 30 anos, continua em fuga, embora as autoridades tenham emitido o alerta de que ele pode, a qualquer altura, procurar atendimento médico - uma vez que também acabou por sofrer ferimentos.

“Mesmo que ele esteja ferido, não implica que não seja perigoso”, disse a vice-comissário Rhonda Blackmore, comandante da polícia de Sastachewan. O chefe da polícia da cidade de Regina, Evan Bray, detalhou que a informação mais recente é que Myles Sanderson se encontra ainda na cidade.

Na noite de segunda-feira, Bobby Cameron, o chefe da Federação de Nações Indígenas Soberanas, que representa todas as 74 Primeiras Nações de Saskatchewan, pediu aos moradores que relatassem qualquer informação sobre os ataques. "Neste momento, alguém tem de saber de alguma coisa”, disse ele num comunicado, no qual terminou com um pedido directo ao suspeito foragido: "Imploramos que se entregue pelo bem de todas as famílias.”

Segundo ele, em Regina, capital da província onde os suspeitos foram vistos vivos pela última vez, as comunidades vivem num clima de medo permanente.

Também o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau se manifestou sobre este desfecho: “Infelizmente, nos últimos anos, tragédias como essas tornaram-se muito comuns. Faremos o que sempre fazemos em tempos de dificuldade e angústia - estaremos lá uns para os outros. Estaremos lá para nossos vizinhos. Apoiar-nos-emos uns nos outros. E ajudaremos quem precisar a ultrapassar este momento tão difícil.” Trudeau revelou ainda que contactou os líderes da James Smith Cree Nation e ofereceu recursos federais.

A polícia inicialmente acreditava que os irmãos tinham fugido da comunidade a caminho de Regina, cidade a mais de 300 quilómetros, uma vez que duas pessoas que correspondiam à descrição dos irmãos foram vistas num Nissan Rogue preto - o modelo do veículo que os dois irmãos roubaram no momento da fuga.

Contudo, a descoberta dos restos mortais de Damien provou que ele nunca deixou a James Smith Cree Nation, mudando a trajectória da investigação. Myles pode encontrar-se mais próximo do que aquilo que se pensava.

Sugerir correcção
Comentar