Dois músicos em estúdio numa hora de conversa e duetos: é o Conta-me uma Canção

Um novo projecto audiovisual coloca músicos portugueses frente-a-frente para partilharem histórias sobre criação artística e para interpretarem em conjunto alguns temas conhecidos. David Fonseca, Samuel Úria e Joana Espadinha são alguns dos convidados.

Foto
"Conta-me uma Canção" dr

Uma hora de música, duetos e conversa entre artistas portugueses sobre a escrita de canções é o que propõe o projecto Conta-me uma Canção, que chega esta quarta-feira ao YouTube, numa iniciativa da produtora de espectáculos Vachier e Associados.

Conta-me uma Canção é um projecto audiovisual de cinco episódios que coloca em diálogo artistas portugueses de várias gerações, a partilharem histórias sobre criação artística e a interpretarem em conjunto alguns temas. É um projecto de memória colectiva “em torno daquilo que é o bem mais valioso da música popular - a Canção”, explica a produtora em nota de imprensa.

“Mais do que estudar esta forma de expressão, o nosso propósito é de que os seus autores, neste caso também intérpretes originais, nos desvendem mais do que esteve por detrás da criação de determinada canção”, lê-se na página oficial do projecto no YouTube.

O primeiro dos cinco episódios de Conta-me uma Canção é protagonizado por Jorge Palma e David Fonseca, com cada um dos músicos a interpretar um tema do outro — Jorge Palma canta Someone That Cannot Love e David Fonseca interpreta Frágil — e a juntarem-se para uma versão de I Shall Be Released, de Bob Dylan.

Os outros quatro episódios do projecto juntam Best Youth e a cantora Lince, as artistas Joana Espadinha e Mafalda Veiga, a cantora Joana Alegre e o músico Sérgio Godinho e os músicos Benjamim e Samuel Úria.

Estes cinco episódios, que são disponibilizados na íntegra no YouTube, foram gravados em sessões há um ano, em Setembro de 2021, no estúdio Namouche, em Lisboa, com realização e edição de Joana Linda.

Conta-me Uma Canção é uma produção da produtora e empresa de agenciamento de artistas Vachier e Associados e contou com financiamento do Portugal 2020, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Programa Garantir Cultura (Compete 2020), criado para responder às dificuldades do sector cultural durante a pandemia da covid-19.

Sugerir correcção
Comentar